O estresse acontece quando, de certa forma, vivemos situações desafiadoras (competições, metas, pressões, ameaças, perigos, situações de sobrevivência, situações que desencadeiam medo, insegurança, ansiedade, etc) que estimulam a produção de certos hormônios (adrenalina, cortisol e norepinefrina)  e causam em nosso corpo a sensação de fugir ou lutar, e, como consequência, podem trazer tensões e dores musculares, alergias, dores de cabeça, insônia, mudança de humor, etc. 

Todos nós passamos por momentos estressantes e sabemos como o estresse pode ser negativo para a saúde física e mental, por isto, é importante encontrar maneiras de diminuir e prevenir incidentes estressantes, assim como é importante diminuir as reações negativas ao estresse. 

Aqui estão algumas das coisas que você pode fazer para melhor gerenciar o estresse: 

Gerencie melhor o tempo


As habilidades de gerenciamento do tempo podem permitir mais tempo com sua família e amigos e, possivelmente, aumentar seu desempenho e produtividade. Isso ajudará a reduzir o estresse.

Para melhorar seu gerenciamento de tempo:

1) Economize tempo concentrando tudo em você. Delegue funções e tenha mais tempo para si mesmo;
2) Mantenha um registro de como você gasta seu tempo, incluindo trabalho, família e lazer;
3) Priorize seu tempo classificando tarefas por importância e urgência. Redirecione seu tempo para as atividades que são importantes e significativas para você;
4) Gerencie seus compromissos, sem exagerar ou se comprometer demais. Não se comprometa com o que não é importante para você;
5) Lide com a procrastinação usando uma agenda, dividindo projetos grandes em projetos menores e estabelecendo prazos de curto prazo;
6) Examine suas crenças para reduzir o conflito entre o que você acredita e como é sua vida;

Crie estratégias de enfrentamento saudáveis


É importante que você identifique suas estratégias de enfrentamento. Uma maneira de fazer isso é registrando, em um diário de estresse, o evento estressante, sua reação e como você lida. Com essas informações, você pode trabalhar para transformar estratégias de enfrentamento não saudáveis ​​em saudáveis ​​- aquelas que ajudam a focar no positivo e no que você pode mudar ou controlar em sua vida.

Estilo de vida


Alguns comportamentos e escolhas de estilo de vida afetam seu nível de estresse. Eles podem causar estresse não diretamente, mas podem interferir nas maneiras pelas quais seu corpo busca alívio do estresse. 

Estratégias:

1) Equilibre as necessidades e obrigações pessoais, profissionais e familiares;
2) Tenha um senso de propósito na vida;
3) Durma o suficiente, pois seu corpo se recupera do estresse do dia enquanto você dorme;
4) Tenha uma alimentação equilibrada, para uma defesa nutricional contra o estresse.
5) Faça exercícios moderados durante a semana.
6) Limite seu consumo de álcool, caso você consuma bebidas alcoólicas;
7) Não fume.

Apoio social


O apoio social é um fator importante na forma como experimentamos o estresse. O apoio social é o apoio positivo que você recebe da família, dos amigos e da comunidade. É o conhecimento pelo qual você é cuidado, amado, estimado e valorizado. Mais e mais pesquisas indicam uma forte relação entre apoio social e melhor saúde mental e física.   Além do apoio da tua família e de teus amigos, também há outras pessoas e profissionais dispostos a te apoiarem e ajudarem. Em alguns casos, é necessário fazer algum tipo de terapia (psicólogo, médico, nutricionista) que pode te ajudar a enfrentar melhor as situações estressantes. 

Mudando o pensamento


Quando um evento desencadeia pensamentos negativos, você pode sentir medo, insegurança, ansiedade, depressão, raiva, culpa e uma sensação de inutilidade ou impotência. Essas emoções desencadeiam o estresse do corpo, assim como uma ameaça real. Lidar com seus pensamentos negativos e como você vê as coisas pode ajudar a reduzir o estresse.

Estratégias:

1) Parar o pensamento (meditar) ajuda a parar também os pensamentos negativos, o que ajuda a eliminar o estresse;
2) Seja o ator principal da sua mente (assuma o controle da sua mente, não seja refém de pensamentos ruins);
3) A reprovação de pensamentos irracionais ajuda a evitar o exagero de pensamentos negativos e ajuda a interpretar os eventos de maneira mais correta;
4) A busca de soluções racionais para os problemas ajuda a identificar todos os aspectos de um evento estressante e a encontrar maneiras de lidar com ele; 
5) Melhorar o seu estilo de comunicação pode ajudar você a se comunicar de uma maneira que torne suas visões conhecidas sem fazer com que outras pessoas se sintam humilhadas, hostis ou intimidadas. Isso reduz o estresse causado pela falta de comunicação. 

O estresse é um visitante indesejado que visita a todos nós de vez em quando, portanto, temos que sempre descobrir boas maneiras de lidar com este visitante, para que possamos dominá-lo, e não o contrário.  

Se gostou das dicas, siga o Canal Código do Crescimento no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7sjdoydnWeTrhLxe52MLBA/featured?sub_confirmation=1

Como gerenciar melhor o estresse !
Como gerenciar melhor o estresse !