Estou residindo em  Brasília (na Asa Sul -  Plano Piloto) há pouco  mais de dois  anos, em razão do meu trabalho no Banco do Brasil.  Vim de uma Cidade litorânea e turística de Santa Catarina, Itapema, muito diferente de Brasília. 

O Plano Piloto de Brasília é a região central (Região Administrativa I do DF), planejada por  Lúcio Costa.  Em volta do Plano Piloto (chamado simplesmente de Brasília) há as Cidades Satélites (ou Regiões Administrativas) do Distrito Federal, como Taguatinga, Águas Claras, Lago Sul e  outras.
Plano Piloto Planejado BSB
Plano Piloto planejado
Plano Piloto Hoje Satélite
Plano Piloto hoje
Como já disse, o Plano Piloto de Brasília está localizado no Distrito Federal, que é uma das 27 Unidades Federativas do Brasil. Situado na Região Centro-Oeste, o DF é a menor Unidade Federativa brasileira e a única que não tem Municípios, sendo dividida em 32 regiões administrativas, totalizando uma área de 5.779,999 km².  O DF tem uma população atual de cerca de 3 milhões de habitantes,  já o Plano Piloto conta  com cerca de 215.000 habitantes e tem uma área de 472,12 km².

Vou falar primeiramente dos pontos negativos de Brasília. Um  dos pontos negativos de se morar no Plano Piloto de Brasília é o custo de vida. No Plano Piloto, o preço do aluguel (considerando o metro quadrado) é razoavelmente elevado, salvo algumas exceções. Os preços nos Postos de Combustíveis, nas Lojas e Supermercados do Plano Piloto também são um pouquinho acima da média, todavia, não é difícil fazer  compras  em  outras Regiões Administrativas a fim de economizar (eu, por exemplo, faço minha compra  mensal de  Supermercado em um atacadão no SIA, que dista 10km de onde moro). Resido num  apartamento simples (com cerca de 55m² de área privativa), e, pelo  mesmo valor de  aluguel que pago aqui, daria para alugar um apartamento bem melhor em algumas outras Cidades Satélites. Há aluguéis baratos em algumas regiões Administrativas do DF, mas preferi alugar no Plano Piloto, pois, embora o aluguel seja mais caro aqui, preferi ficar perto do trabalho (para não enfrentar filas no  trânsito ou metrô cheio  para ir  e  voltar ao meu trabalho, que é no Plano Piloto) e em um lugar com mais qualidade de vida.  Um ponto negativo, no meu caso, é estar morando longe da família (pais, sogro, avós, tios, primos), que ficou inteirinha em Santa Catarina. Outro ponto negativo, que não é exclusividade de Brasília, é o trânsito intenso em horários de pico, todavia, salvo exceções, no  geral os motoristas brasilienses  que dirigem no Plano Piloto são cordiais, pois quando há filas e você precisa entrar na via, eles dão lugar, cedem a vez.  Aliás, é interessante lembrar que em Brasília a maciça maioria nos Motoristas param para os pedestres passarem nas faixas, e, além disto, diferentemente de muitas outras cidades, em  Brasília os pedestres sinalizam que querem passar na faixa de pedestre, o que é muito certo, pois minimiza riscos.

Pedestre sinalizando na faixa

Vou falar, agora, das várias coisas que gostei de Brasília. 

O Plano Piloto de Brasília tem um dos melhores índices de qualidade  de vida do Brasil (longevidade, renda, escolaridade, acesso à infraestrutura básica, ambiente econômico e aspectos ambientais estão entre os critérios que pontuam para o índice de qualidade de vida). 

Quando se compara o índice de violência (homicídios, assaltos, etc) do Plano Piloto de Brasília com o  índice de violência de outros grandes centros brasileiros, o Plano Piloto fica bem abaixo. No Plano Piloto há violência, sim, mas aqui meus filhos ainda brincam "na Rua", principalmente em  frente ao imóvel que resido. No geral, me sinto segura no Plano Piloto. 

Moro numa Superquadra (criada por Lúcio Costa, a Superquadra é uma forma de organização urbanística presente nas Asas Norte "SQN" e Sul "SQS" do Plano Piloto, com lados idênticos de aproximadamente 280 metros). Além dos Edifícios Residenciais, todas as Superquadras que conheço possuem muita área verde (com  árvores frutíferas, em áreas públicas), Parquinho  Infantil, Ponto de Encontro Comunitário (para a prática de exercícios físicos), Escola de Ensino Fundamental I e o Comercio Local.  Na Rua Comercial da quadra em  que resido, que é bem pertinho (não preciso ir de carro), tem Supermercado  24 horas, Farmácia  24 Horas, Subway 24 Horas, Restaurantes, Bares, Mercearia e Lojas variadas. É muito cômodo ter quase tudo pertinho de casa. 

No primeiro ano, estranhei um pouco o clima de Brasília (principalmente o clima seco, durante o  inverno). O clima de Brasília é o tropical com estação seca, com temperaturas médias mensais sempre superiores a 18 °C (temperaturas  medianas o ano inteiro, sem  temperaturas  extremas) e precipitação média de 1.540 milímetros anuais, concentrados entre os meses de outubro e abril, ocorrendo sob a forma de chuva e, raramente, de granizo. Durante a estação seca (maio a setembro), os níveis de umidade relativa do ar caem bastante, ficando muitas vezes abaixo de 30%, todavia, há um lado bom nesta época das secas, pois nesta época, você lava as roupas, coloca num  varal dentro de casa (até  mesmo sem  grampo) e cerca de 12h depois a  roupa já está  seca. Gosto do Inverno de Brasília, quase sem chuva, céu azul todos os dias e temperaturas medianas. Aliás, Brasília tem um pôr do sol  maravilhoso, principalmente no inverno. 

A gastronomia em Brasília também é  legal, pois tem muita variedade. Como em Brasília tem as Embaixadas, não é difícil de achar comidas típica de diversos países. Aliás, outro dia fui na Feira  das Embaixadas, e lá, além de produtos típicos de diversos países, também tinha a  praça de alimentação, com a gastronomia de diversos países.  

Brasília não tem praia, mas tem ótimos clubes, tem o Parque  da  Cidade Sara  Kubitschek (um dos maiores Parques Urbanos  do Mundo, e que contém lagos, áreas para caminhadas, pedaladas e exercícios, áreas para eventos, parquinhos, churrasqueiras, piscina, banheiros, etc), tem o Parque Água Mineral, os  Decks (norte e sul), atividades náuticas no Lago Paranoá, e tem até o "na praia" que é algo que lembra uma praia artificial, instalado todos os  anos na beira do Lago. Outra coisa legal é que, aos domingos  e feriados, o  Eixão (DF 002 - uma das principais Rodovias do Plano Piloto) é  fechado para a circulação de  veículos, para que a comunidade  possa caminhar e pedalar por lá.

Além de ter muitas boas Escolas e Faculdades, Brasília tem muitos eventos cívicos (no Congresso Nacional, principalmente), apresentações teatrais e cinematográficas, apresentações musicais (o Clube do Choro e a Orquestra  Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio  Santoro são tradicionais da Cidade), eventos esportivos, museus e vários eventos profissionais (Workshop, Simpósios, Cursos de Curta Duração, Feiras Profissionais, etc).

Como amo livros, uma  das coisas que amei em Brasília são os livros para doações ou empréstimos expostos  em vários lugares. Em vários pontos da cidade as pessoas colocam livros,  que elas  não usam mais, para trocas e doações. Em alguns lugares da cidade também existem  livros  para empréstimos, em que qualquer  cidadão pode pegar um ou mais livros, leva para sua casa e devolve após ter lido (é como se fosse uma espécie de biblioteca pública, mas  sem cadastros, sem multas e sem  pessoas cuidando). 

Pode-se dizer também que Brasília é uma cidade organizada, pois há  divisões  geográficas para  várias coisas. Há Setor  Hoteleiro,  Setor  Bancário, Setor Comercial, Setor  Hospitalar, Setor Policial, Setor  de Autarquias, e até algumas Ruas Comerciais  de  Superquadras concentram vários comércios idênticos, como a Rua das Farmácias, a Rua dos Restaurantes, etc.   O trânsito de Brasília não foi planejado  para suportar  tantos  veículos quanto  suporta atualmente, mas deve ser dito que é um trânsito que foi planejado para ter fluidez (o  Plano Piloto foi planejado para não ter semáforos, mas  hoje  em dia já tem vários), sendo que uma das coisas que surpreende quem não conhece Brasília e chega por  aqui são as tesourinhas, que eu  demorei  uns dias para me acostumar.

A Arquitetura e urbanismo de Brasília é algo que chama a atenção de turistas e residentes neófitos. Não é à toa que Brasília é considerada Patrimônio  da Humanidade. Resido em um prédio com pilotis, conceito arquitetônico bem presente em Brasília e que é um conjunto de colunas de sustentação do prédio que deixa livre o pavimento térreo (Lúcio Costa, que planejou  Brasília, era adepto deste modelo  de construção,  que permite melhor mobilidade da comunidade, já  que a comunidade  pode circular  livremente, de um lado para outro, passando pela parte térrea dos prédios  com pilotis). Brasília impressiona pelos  lindos Monumentos desenhados por Oscar Niemeyer, Como o Congresso Nacional, o Palácio  do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Catedral Metropolitana e outros lindos monumentos, além de impressionar pelos grandes espaços e largas Avenidas, como o Eixo Monumental. Familiares meus,  quando visitaram Brasília pela  primeira vez, também ficaram impressionados com a grande quantidade de árvores frutíferas em áreas públicas, como pés de jaca, manga, laranja, limão, abacate, pitanga, seriguela, pinha, etc.

Não sou brasiliense, mas já amo esta Cidade.
Como é morar no Plano Piloto (em Brasília DF)?
Eu amo Brasília
Segue algumas fotos de Brasília:

AABB - clube
AABB - clube
Brasília, Patrimônio da Humanidade
Brasília, Patrimônio da Humanidade
Eixo Monumental - Área central de Brasília
Eixo Monumental - Área central de Brasília
Atividades Náuticas no Lago Paranoá
Atividades Náuticas no Lago Paranoá
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, que se apresenta gratuitamente semanalmente
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, que se apresenta gratuitamente semanalmente
Parque da Cidade Sara kubitschek
Parque da Cidade
Parque da Cidade Maior Parque do mundo
Parque da Cidade
Parque da Cidade BSB
Parque da Cidade
Parque Água Mineral
Parque Água Mineral
Pontão Sul
Pontão Sul
Deck Sul
Deck Sul
Na praia - Brasília
Na praia - Brasília
Um dos inúmeros parquinhos de Brasília
Um dos inúmeros parquinhos de Brasília
Um dos inúmeros Pontos de Encontro Comunitário de Brasília
Um dos inúmeros Pontos de Encontro Comunitário de Brasília
Biblioteca Popular em um ponto de ônibus
Biblioteca Popular em um ponto de ônibus
Pôr do sol que registrei em meu trabalho
Pôr do sol que registrei em meu trabalho
Tesourinhas de Brasília
Tesourinhas de Brasília


Prédio com pilotis
Prédio com pilotis