Como saber se tenho perfil empreendedor?

Postagem disponível também em vídeo: https://www.youtube.com/CodigodoCrescimento

Como saber se tenho perfil de EMPREENDEDOR de SUCESSO - Posso  empreender?
Como saber se tenho perfil de EMPREENDEDOR de SUCESSO

Empreender significa tentar, realizar, resolver algo difícil; achar uma solução.

Empreendedorismo é identificar certas mudanças e desenvolver novas oportunidades, que também pode ser encarado como desenvolver algo diferente, inovar.

Isso quer dizer que, adentrar neste mundo, é assumir novos desafios e explorar habilidades nunca antes pensadas, como ter uma visão além do que se espera e ter muita determinação.

Se você olhar para as trajetórias dos maiores empreendedores do Brasil e do mundo, vai pensar que é algo de outro planeta, que é algo inalcançável.

Muitas pessoas sonham em iniciar seu próprio negócio, mas esbarram em barreiras, como a insegurança, e acabam nem dando o primeiro passo.

Ao tentar planejar um caminho diferente do convencional, do tradicional, é muito comum ter receios ou surgirem inúmeras dúvidas. Uma das primeiras perguntas que surge é: será que eu tenho perfil empreendedor? E é por isso, que vou iniciar a série Empreendedorismo aqui no Canal.

Por mais que não exista um modelo definitivo, rígido e predeterminado, pois as pessoas têm personalidades e pensamentos distintos, algumas características são predominantes entre a maioria dos empreendedores de sucesso.

Hoje, eu vou te apresentar características comuns do perfil do empreendedor. Acredito que você vai se identificar com a maioria delas e também pode desenvolver novas habilidades. 

1. Ser apaixonado pelo que faz


Pra mim, esta é a principal característica de um empreendedor de sucesso. A paixão é algo sensacional, ela te mantém motivado e determinado. E quando você faz as coisas com entusiasmo, isso gera satisfação não só profissional, mas também pessoal.

Um empreendedor que é apaixonado pelo que faz, ele está sempre estudando, se aprofundando no segmento que escolheu, se aperfeiçoando cada vez mais, para poder entregar a sociedade sempre o seu melhor.

Tudo fica mais fácil e mais leve quando a gente se dedica ao que ama. É possível até contagiar as pessoas ao nosso redor. Sejam clientes, funcionários, parceiros de negócios, todos se sentem mais envolvidos e motivados quando interagem com alguém que trabalha com prazer.

2. Ser resiliente


Muitas pessoas teem a ilusão de que o empreendedor de sucesso é um ser iluminado, mas na verdade, ele é uma pessoa muito resiliente.

A resiliência é a capacidade com que a pessoa tem de se sustentar ou se reerguer ao se deparar com dificuldades ou mudanças bruscas (analogicamente pense num pé de bambu, que diante de um forte vendaval fica bastante curvado, mas permanece firme). A resiliência também indica profissionalismo e inovação frente aos obstáculos.

É por meio dela que empreendedores conseguem avaliar as condições e são flexíveis em momentos difíceis, mas, mais do que isso, são capazes de buscar novas alternativas e saem mais fortalecidos após as dificuldades.

Para o empreendedor, ser resiliente é manter o foco e ser criativo, apesar de todas as adversidades.

3. Ser proativo


Ter um perfil empreendedor envolve ter iniciativa e planejamento. As coisas boas não acontecem para quem fica parado esperando as coisas acontecerem, é preciso partir para a ação. Isso é usar a proatividade a favor do seu negócio.

Pessoas proativas, por serem mais dispostas e atentas, conseguem alcançar mais resultados e conseguem agir antes que alguém dê ordens. Além disso, sabem o que se esperam delas e procuram fazer mais, buscando sempre aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades.

4. Ser criativo


Grandes nomes do empreendedorismo fizeram coisas diferentes, gerando resultados incomuns. Para ter uma carreira consolidada e bem-sucedida, é preciso usar a criatividade para empreender e assim mudar o futuro. Ou seja, é preciso inovar e se recriar.

E se você não se acha uma pessoa criativa, saiba que a criatividade pode ser trabalhada. Nosso cérebro pode ser estimulado para desenvolver uma mente empreendedora e criativa.

Atividades como música, artes, a prática de esportes, frequentar museus ou aprender um novo idioma, são muito importantes para expandir a nossa capacidade cerebral, por exemplo. 

5. Ser líder


Um bom empreendedor entende que a liderança é imprescindível para o sucesso do seu próprio negócio. Ser líder é inspirar e motivar pessoas, é saber formar equipes e delegar responsabilidades. 

Saiba que também é possível aprimorar as habilidades de liderança. 

6. Ser paciente


A paciência é uma grande aliada na jornada do empreendedor até o sucesso.

É comum ficar ansioso pra ver os resultados, afinal, você deseja que seu negócio prospere, que ele dê certo logo.

Manter a serenidade e o equilíbrio, até mesmo em situações mais difíceis, garante a continuidade de seus negócios.

Dessa forma, você evita tomar atitudes precipitadas e consegue encarar todo o processo como um aprendizado. 

7. Ter ambição


Há muita gente que confunde ganância com ambição, mas essas palavras não querem dizer a mesma coisa.

Enquanto a ganância é uma vontade exagerada e egoísta de possuir tudo, a ambição é uma motivação para conquistar aquilo que se deseja.

Ser uma pessoa com ambições quer dizer que você tem metas e propósitos. O empreendedor utiliza sua ambição como um estímulo.

A ambição deve ser sempre equilibrada para funcionar como um potencializador de suas metas e ações. É bom saber onde você quer chegar, para focar no como você chegará lá.

Por isso, ela deve vir acompanhada de doses de coragem e organização, bem como força de vontade e confiança nos próprios sonhos e potencial.

8. Ter autoconfiança


Se você quer ter seu próprio negócio, é preciso muita confiança em si mesmo.

O medo é um grande inimigo do empreendedorismo. Ele faz com que muitas boas ideias fiquem pelo caminho, apenas por falta de confiança.

As dúvidas podem surgir pelo caminho, mas trabalhar a autoconfiança é essencial para fortalecer suas capacidades.

É por meio dela, da autoconfiança, que você encontra a força para tomar as decisões e realizar os projetos.

Orgulhar-se de si mesmo e saber de sua capacidade, transformando os pontos fracos em pontos fortes, são traços do perfil do empreendedor e de pessoas determinadas ao sucesso.

9. Ter persuasão


No empreendedorismo, a persuasão é ligada ao modo de se relacionar com as pessoas.

Vai muito além de convencer alguém ou vender bem um produto ou uma ideia.

Essa é uma característica própria de quem tem relacionamentos estratégicos, sabe lidar e inspira as outras pessoas.

Por isso, pesquisar, desenvolver argumentos e ser firme em seus propósitos contribuem na hora de transmitir suas ideias e obter a confiança dos outros.

Empreendedores de sucesso são pessoas que têm visão e habilidades de comunicação que convencem as outras com boas ideias e ações, transformando todos em seu redor.

Posso desenvolver o perfil de empreendedor ? 


É muito importante deixar claro a diferença entre característica e competência.

Muitas pessoas já têm os atributos que falei até aqui como características inerentes ao perfil do empreendedor, ou seja, já têm esses traços em sua personalidade de forma natural.

Mas, muitas outras são competências, em outras palavras, habilidades que podemos desenvolver a partir de prática cotidiana.

Por exemplo:

Se uma pessoa tem como característica de sua personalidade ser extrovertida, ela costuma ter facilidade de relacionamento e comunicação com outras.

Entretanto, a boa comunicação é uma competência que pode ser desenvolvida pelos profissionais, até mesmo aqueles que são mais tímidos em sua personalidade.

Eu falei, aqui, as principais características dos perfis de grandes empreendedores, e como você deve ter percebido, muitas delas podem ser trabalhadas, podem ser adquiridas.

É claro que não é necessário que você reúna todas, afinal, as pessoas são diferentes e é isso que torna tudo tão especial.

A maior virtude de um bom empreendedor é estar pronto para arriscar e colocar em prática as ideias sobre seu negócio. Não adianta ter inúmeras qualidades, mas não ter a coragem necessária para tirar os projetos de dentro da gaveta e coloca-los para rodar.

Você precisa dar o primeiro passo, precisa acreditar mais em si mesmo!

Para ver este mesmo conteúdo no Youtube, no Canal Código do Crescimento, clique no link:

Se esse conteúdo te ajudou, deixe o teu like no vídeo ( https://www.youtube.com/CodigodoCrescimento  ) e comenta qual é o seu projeto, o seu negócio. Compartilhe também o vídeo ou a postagem com teus amigos e com tua família. 


Abraços.