O que são os Programas de Afiliados (ou marketing de afiliados ou ainda programas de associados)?



Hodiernamente, bastante se fala sobre Programas de Afiliados (ou marketing de afiliados ou ainda programas de associados). Mas, afinal das contas, o que é ou o que são os programas de afiliados?

Programas de Afiliados (marketing de afiliados) o que é ou o que são? Como ganhar dinheiro na internet com eles?
Programas de Afiliados (marketing de afiliados) o que é ou o que são?

Os programas de afiliados, também chamados de programas de associados ou de marketing de afiliados, é um tipo de parceria em que um site (Programa de Afiliados) de uma pessoa ou empresa paga uma quantia ou uma comissão pré-estabelecida a uma pessoa (física ou jurídica), para que esta divulgue (em Vídeos, Redes Sociais, Sites, Blogs, etc), e, desta forma, envie compradores ou efetue cadastros para aquele, por exemplo.

Os sites, páginas ou blogs dos parceiros  (afiliados ou associados - Este Blog, por exemplo) publicam links ou banner's (identificados), que remetem o visitante ou leitor ao site de um comerciante virtual, sendo que os afiliados (associados ou parceiros) são pagos de acordo com o que foi previamente combinado. Alguns programas de afiliados pagam por simples cliques em propagandas  (CPC), geralmente alguns centavos por cada clique, clique este que ocorre em alguma propaganda (um banner, por exemplo) existente no site, blog ou página do afiliado e que remete o visitante ao site do comerciante virtual. Também existem muitos programas de afiliados que pagam por vendas ou por ações, geralmente em comissões (Ex. Eu coloco neste blog um link de um anunciante, link este que é exclusivo meu como afiliado, daí um visitante do blog vê o link, visita o site e compra um produto ou serviço, neste caso eu ganho uma comissão, pois o link de afiliado tem a minha identificação). As comissões variam de acordo com os Programas de Afiliados e de acordo com os Produtos. Existem também Programas de Afiliados que pagam por cadastros, por ações, por downloads, por mil visualizações da propaganda (independentemente de clique), etc. Geralmente os Programas de Afiliados de Produtos Físicos pagam menos do que os Programas de Afiliados de Produtos Digitais, chamados de Info-Produtos, pois geralmente os produtos digitais tem menos custos de produção e de distribuição.

Conforme eu disse, existem Programas de Afiliados que trabalham com produtos físicos (como roupas, eletrodomésticos, por exemplo) e Afiliados que trabalham com produtos digitais (propagandas, cursos, softwares, por exemplo). Como exemplo de plataformas que vendem produtos digitais, temos a Hotmart, a Monetizze e a Eduzz, onde você pode se afiliar a diversos produtos e revender ganhando um percentual sobre o valor do produto. Vou deixar o link destas plataformas aqui em baixo.




Algumas empresas como a Amazon e a Magazine Luisa, por exemplo, são empresas que vendem produtos físicos e que você pode se afiliar e começar a ganhar comissões por cada venda através do teu link de afiliado.

Programa de Afiliados do Magazine Luiza: https://www.magazinevoce.com.br/

Programa de Afiliados da Amazon: https://associados.amazon.com.br/

Nos programas de afiliados, o afiliado aproxima o comprador do vendedor (comerciante virtual), ou seja, o afiliado trabalha de forma parecida com os trabalhos dos corretores, sendo que o comerciante virtual se encarrega de tudo (fechamento da venda, recebimento do dinheiro, envio do produto, etc.).

Ter afiliados é uma estratégia de marketing muito poderosa para um comerciante, pois a propaganda do comerciante virtual se espalha por vários sites, blogs, páginas, Redes Sociais, etc. Para o Afiliado, que divulga a empresa ou os produtos da empresa, pode ser uma boa ou ótima fonte de renda, e sem incomodações ou complicações, pois toda a parte burocrática fica por conta da empresa parceira.

Alguns programas de afiliados também trabalham com vendas indiretas (Exemplo de vendas indiretas: Eu indico o Programa de afiliados do Cursos 24 Horas, um blogueiro se cadastra neste programa de afiliados pela minha indicação e começa a divulgar os cursos, daí então, quando este blogueiro efetuar a venda de um curso, ele recebe uma boa comissão, de 25% pela venda direta - que é o que estabelece este Programa de Afiliados, e, neste caso, eu recebo uma pequena comissão por venda indireta - de 30% do que ele ganhou de comissão, pois este blogueiro foi indicado por mim). Há vários programas de Afiliados, como o Programa da Imagem Folheados, que além de trabalharem com comissões por vendas diretas e indiretas, trabalham também com marketing multinível grátis (você não paga nada para entrar, não paga nada por mês e nem precisa fazer compra - ou seja, neste caso não tem nenhuma relação com algumas pirâmides disfarçadas de MMN). No marketing multinível, as comissões por vendas indiretas são muito mais amplas, pois o comissionamento vai além do primeiro nível de indicados (Exemplo: Eu indico o Programa de Afiliados da Imagem Folheados, o João se cadastra no programa pela minha indicação e também começa a indicar o mesmo Programa de Afiliados, o Pedro se inscreve no Programa pela indicação do João e faz uma venda, assim sendo, neste caso o Pedro recebe uma comissão de 10% pela venda direta, o João recebe uma comissão de 4% sobre a venda indireta e eu recebo uma comissão de 2% pela venda indireta multinível).

Links que mencionei:

https://www.imagemfolheados.com.br/parceria/?a=35620

Observe, neste último link, o número 35620, no final do link. Este número é uma identificação de afiliado. 

Adiante aprenderemos um pouquinho mais sobre as siglas ou abreviações utilizadas nos programas de afiliados.

O que significa CPC, CPL, CPM, CMP, CPI, CPA, CPD, CPS, CPV e Cliques Duplos (Programas de Afiliados)?


Com o advento dos programas de afiliados surgiram também novas siglas e abreviações, que, muitas vezes, não são compreendidas por aqueles que estão iniciando no mundo dos afiliados e parcerias.

Oportunamente falaremos, neste blog, sobre os mais importantes programas de afiliados.


O que significa as siglas ou abreviações CPC, CPL, CPM, CMP, CPI, CPA, CPD, CPS, CPV e Cliques Duplos (de Programas de Afiliados)?
O que significa as siglas ou abreviações de afiliados

Vamos ao que significa cada uma destas siglas ou abreviações de programas de afiliados:

CPC: Custo por clique - campanhas que pagam por cliques dos indicados pelo afiliado (Ex. Google AdSense);

CPL: Custo por leds - campanhas que pagam por cada novo cadastro indicado pelo afiliado;

CPM ou CPI: Custo por mil impressões - campanhas que pagam por cada mil visualização da tela com a propaganda, independentemente dos cliques ou de compras;

CPA: Custo por Ação - campanhas que pagam quando o indicado pelo afiliado realiza e conclui uma ação (Ex; quando uma pessoa clica e compra um produto ou serviço);

CPD: Custo por download - campanhas que pagam por cada download indicado pelo afiliado;

CPV ou CPS - Custo por venda - campanhas que pagam por cada venda indicada pelo afiliado (geralmente em %). CPV também significa custo por views. 

Cliques Duplos - Campanhas que pagam somente quando o indicado pelo afiliado clica duas vezes (Ex. Buscapé, primeiro clica para comparar os preços e depois clica para ir no site de uma loja específica)

Neste blog, falaremos de cada um dos melhores Programas de Afiliados do Brasil e do Mundo. Siga o blog (pelo Blogger, por e-mail e pelas Redes Sociais), o Canal Código do Crescimento no Youtube e fique por dentro das novidades.

Para ler a postagem com 7 Programas de Afiliados para quem está começando a trabalhar pela internet, clique no link abaixo:
https://www.mileideweber.com/2020/06/7-melhores-programas-de-afiliados-para-quem-esta-comecando-a-trabalhar-pela-internet.html

Pesquisas Remuneradas - você sabe o que são? Leia a postagem que fizemos sobre este assunto:
https://www.mileideweber.com/2020/06/voce-ja-ouviu-falar-em-pesquisas-remuneradas.html

Para ler a postagem sobre 5 formas de ganhar dinheiro online, na internet, clique no link: https://www.mileideweber.com/2020/12/5-formas-ganhar-dinheiro-internet-online.html

Outra postagem relacionada - COMO GANHAR DINHEIRO COMO AFILIADO (HOTMART, MONETIZZE, EDUZZ, ETC) - UTILIZANDO O MARKETING DIGITAL:

Mileide W. F.