TOP 10 Lições de WARREN BUFFETT para INVESTIR

Já conhece as 10 lições mais importantes de Warren Buffett para quem quer investir no Mercado Financeiro? Ainda não? Então fique nesta postagem, pois você vai descobrir que investir é mais simples do que imagina. Warren Buffett é um dos investidores mais importantes do mercado financeiro global e também está entre as pessoas mais ricas do planeta. 

10 Lições de Warren Buffett para investir!
10 Lições de Warren Buffett para investir!
Mesmo com sua fortuna toda, Buffett ficou conhecido por manter hábitos modestos e por destinar grande parte de sua riqueza à filantropia. Nesta postagem eu te ensino, resumidamente, as 10 lições de Warren Buffet para investir e fazer ótimos negócios: 

1ª Lição: Autocontrole 

Warren sempre enfatizou que investir é um jogo que não necessariamente ganha o mais inteligente, mas sim, ganha aquele que entende como os mercados funcionam, ou seja, que investe de acordo com o que é preciso para ser um investidor bem-sucedido. 

2ª Lição: Valor e Preço 

Em um Mercado dominado por especulação, poucos se atentam ao que existe por trás de uma ação, que são os fundamentos, processos, marcas, pessoas, fluxo de caixa, entre outros fatores. 

3ª Lição: Faça Negócios Excelentes 

Warren Buffett busca negócios que apresentam características de qualidade, como alta rentabilidade sobre patrimônio e capital, empresas estáveis, com baixo endividamento e que sejam geridas por pessoas competentes. 

4ª Lição: Seja Conservador 

Muitos se esquecem desta regra e se expõem em investimentos arriscados e que não conhecem devidamente. Seu dever como investidor é evitar erros e estudar o mercado. Se você conseguir evitar os erros, os acertos serão uma consequência. 

5ª Lição: Derivativos 

Muitos investidores são tentados a investir em derivativos. A volatilidade e a rapidez com que uma opção sobe e desce atrai sobretudo o investidor com pequeno capital e que acredita em sonhos de riqueza rápida. 

6ª Lição: Mindset 

Quem pensa no longo prazo adquire a mentalidade de parceria, que é necessária para se ter sucesso investindo e para se evitar erros como investir em negócios ruins e girar demais a carteira, o que traz custos importantes. Aquele que investe no longo prazo, entendeu definitivamente a razão de ser do mercado de capitais, que nada mais é que financiar e ser sócio de negócios vencedores. 

7ª Lição: Seja Simples, Não Complique 

Ao contrário do que muitos possam imaginar, os métodos de decisão de investimento de Warren Buffett não são complexos. Buffett trabalha do interior dos Estados Unidos, tem um time enxuto, e passa a maior parte de seu tempo solitário em sua sala lendo livros, jornais e relatórios anuais. Não existe um grande segredo no jeito de Warren Buffett de trabalhar e investir. 

8ª Lição: Conheça o Mercado 

A volatilidade de mercado cria diversas oportunidades de compra a preços menores que no passado, e você deve ver essas situações como grandes oportunidades. O Brasil é um país com um mercado de capitais ainda mais volátil que o mercado americano, isso significa, que as oportunidades de comprar na baixa são ainda mais frequentes que as que Buffett encontrou nos Estados Unidos. Analise os fundamentos da empresa e aproveite essa característica do mercado brasileiro. 

9ª Lição: Não Faça Dívidas 

Buffett nunca buscou atalhos para o sucesso. Um atalho que muitos utilizam é o da alavancagem. Infelizmente, este atalho termina em um grande abismo e em muitas vezes inevitáveis tragédias. Não caia na tentação da dívida. Tanto para o consumo, quanto para investimentos. Lembre-se, investir em ações é investir no longo prazo. 

10ª Lição: Conheça os Riscos 

Ações são arriscadas? Sim. Derivativos são arriscados? Sim. Fundos imobiliários são arriscados? Sim. Todos os investimentos são arriscados. Mas se você sabe os riscos que está correndo será mais cuidadoso na análise e também será mais sábio na alocação de capital naquele investimento. Por isso, a minha recomendação de sempre, é que você estude os riscos do ativo em que está investindo. Seja um investidor diferenciado: estude onde você irá investir e faça ótimos negócios. Assim, reduzirá o seu risco. 

Vejo que a maioria dos investidores iniciantes, as vezes até por má orientação, não sabem os riscos que estão correndo e quando perdem são pegos de surpresa. Por isso, a minha recomendação de sempre, é que você estude os riscos do ativo em que está investindo. Seja um investidor diferenciado: estude onde você irá investir e faça ótimos negócios.

Dica Extra


Bom, como de costume, eu sempre trago uma dica nas postagens, e hoje não seria diferente. A dica de hoje é sobre um livro que tem tudo a ver com acabamos de falar, é o livro O jeito Warren Buffett de investir.

Neste livro, o autor traz os segredos do maior investidor do mundo e os ensinamentos sobre como Warren Buffet se tornou tão bem-sucedido com a compra de ações e de empresas. Tenho certeza de que você também irá gostar muito de lê-lo e aprenderá muito com Buffett. Eu vou deixar o link do site onde comprei o livro para vocês:

https://bit.ly/livrowarrenbuffett 

Convido você para conhecer o meu Canal e se inscrever para não perder a nenhum dos conteúdos!

A seguir, deixarei também o link para o vídeo que gravei lá no Canal Código do Crescimento, sobre as 10 Lições de Warren Buffett para investir: 

Um abraço e até a próxima!