Olá, pessoal!

No dia 10 de outubro de 2020, quando tentei fazer login em minha Conta no Google, para acessar aos meus Blogs e Canais, eu simplesmente não consegui. Quando eu tentava fazer login, o Google dizia que minha Conta não existia. Imediatamente pensei: "hackearam, roubaram minha conta". Neste momento fui verificar o e-mail que eu utilizava para acessar a conta Google (Yahoo mail) e lá eu vi os rastros do hacker (nos e-mails de alerta de Segurança do Google). O hacker invadiu a minha conta e em questão de minutos ele mudou tudo, minha senha, meu e-mail de login, meu telefone para confirmação em duas etapas, etc.  

Minha Conta Google foi Hackeada (Blogger, Youtube)!  Como recuperar a conta roubada!
Conta Google hackeada / roubada

Imediatamente fiz Boletim de Ocorrência policial e fiz pesquisas sobre como resolver o problema (recuperar o acesso), sendo que como eu resolvi o problema (como recuperei minha conta Google, incluindo a recuperação do acesso ao Blogger e Canais no Youtube) já serve de dica para quem está passando pela mesma situação: 


Como recuperar a Conta Google hackeada, roubada

1) Tente recuperar em https://accounts.google.com/signin/v2/recoveryidentifier?hl=pt_BR&flowName=GlifWebSignIn&flowEntry=ServiceLogin . No meu caso, não consegui fazer esta recuperação padrão, já que o hacker não só tinha invadido minha conta como tinha mudado tudo que dizia respeito ao meu login (e-mail, senha, telefone de login, duas etapas, etc);

2) Se não conseguir recuperar, existe duas possibilidades de ajuda. A primeira (geralmente mais lenta) é por meio da Comunidade de Ajuda Google: https://support.google.com/youtube/community?hl=pt-BR , e, a segunda (forma que eu utilizei e que geralmente é mais rápida), é por meio do Time Youtube no Twitter. No Twitter https://twitter.com/TeamYouTube , envie um Tweet para o  @TeamYouTube  relatando o problema e pedindo ajuda (escreva em português, pois eles responderão em português ). Eles enviarão um ou mais tweets para você e depois vocês conversarão em mensagem privada no Twitter, sendo que em privado eles te enviarão um formulário, que você deve preencher atentamente, e, depois disto, o atendimento continuará por e-mail (no e-mail, geralmente o pessoal do Google responde uma vez por dia). No meu caso, a recuperação da minha conta no Google ocorreu no dia 18, 8 dias depois do roubo da minha conta.

Foram 8 dias de muita apreensão, preocupação, tristeza, ansiedade e sentimentos ruins. O bandido que roubou a minha Conta Google não fez alterações em meu canal e não fez alterações em meus blogs (não sei o que o salafrário queria com o roubo da conta). No terceiro dia após a invasão, no dia 13, o Google verificou que tinha atividade suspeita na minha conta Google e bloqueou todas as atividades em minha conta (quando isto aconteceu, os vídeos e os canais ficaram no ar, mas todos os meus blogs na plataforma blogger, incluindo este aqui, saíram do ar, quando eu digitava a URL de qualquer um dos meus blogs, eles apareciam como se tivessem sido removidos, para o meu desespero). Quando eu consegui recuperar a minha conta (login), tudo que estava vinculado à conta (login), como meus Canais no Youtube, meus Blogs, Google Drive, Google Fotos, Google Meu Negócio e demais serviços Google voltaram para mim. 


Dicas para tornar a Conta  Google mais segura

Em razão do que aconteceu, fui pesquisar mais sobre a segurança da Conta Google, por isto segue abaixo algumas dicas:

O próprio Google nos ensina como tornar a conta mais segura (veja o link abaixo): 

https://support.google.com/accounts/answer/6294825?hl=pt-BR

Link para as configurações de Segurança da Conta Google (altere a senha e coloque uma senha complexa, faça todas as verificações de segurança, coloque verificação em duas etapas e ative uma camada extra de segurança, como o Google Authenticator. O melhor mesmo é ter uma chave de segurança externa usb ou bluetooth - FIDO): 

https://myaccount.google.com/security?pli=1


Dicas extras de segurança na internet: 

1) Tenha um bom antivírus e faça verificações de todos os arquivos (varredura profunda) periodicamente (no meu caso, agora contratei um serviço pago de antivírus). Dependendo do caso, é interessante formatar o PC (é bom cuidar com versões do Windows muito antigas e sem atualizações, pois são mais vulneráveis); 

2) Evite fazer login em sua conta Google em redes públicas (aeroportos, cafés, shoppings, etc);

3) Tenha muito, mas muito cuidado mesmo, ao permitir acesso Google em outros sites (sites que, quando você vai fazer login, você nem precisa fazer cadastro e pode fazer login nele utilizando a conta do Google, conta do Facebook, etc); 

4) Evite os emuladores de Android no PC (alguns contém vírus e, quando você utiliza e faz login na Play Store, para poder baixar os apps Androids para o PC, eles roubam teu login e senha da conta Google que você utilizou na Play Store); 

5) Tenha muito cuidado com extensões para o Google Chrome (se não for de uma fonte muito segura, não instale); 

6) Baixe um bom antivírus para celular e só baixe apps nas lojas oficiais; 

7) Tenha muito cuidado com mensagens recebidas por e-mail. Evite ao máximo o clique em links enviados por e-mail e jamais faça downloads em sites não confiáveis ou não oficiais. 

8) Não acredite em propostas de parcerias que peçam o acesso a sua conta Google. Jamais conceda acesso a sua conta no Google (como Administrador ou Proprietário, de Canal no Youtube, por exemplo)  a pessoas que você não confia. 

Se você já passou por alguma situação parecida, deixe teu comentário nesta postagem! 

Abraços.