Como funciona o Mercado Financeiro? Breve Resumo!


COMO FUNCIONA O MERCADO FINANCEIRO? Breve Resumo!
COMO FUNCIONA O MERCADO FINANCEIRO? Breve Resumo! 


Hoje, vou inaugurar a série Educação Financeira em meu Canal "Código do Crescimento" e aqui no Blog, e para iniciar esta série, vou falar resumidamente como funciona o Mercado Financeiro.

O que é o Mercado Financeiro?


Afinal, o que é o Mercado Financeiro? O Mercado Financeiro ou Sistema Financeiro Nacional, nada mais é do que o ambiente em que os seus participantes podem comprar e vender produtos financeiros. Ele tem um grande papel na intermediação de recursos entre agentes superavitários, que é aquele que possui recursos, e agentes deficitários, que são os tomadores de recursos. E essa mediação de recursos é importantíssima para o crescimento econômico do nosso país.

Participantes do Mercado Financeiro


Podemos dividir os participantes, basicamente, em três categorias: os Emissores, os Investidores e os Intermediários. Os emissores são aquelas empresas ou instituições que emitem títulos. Esses títulos podem ser de crédito, como no caso da emissão de títulos da dívida pública ou outros valores mobiliários, como ações de empresas. Empresas de Capital aberto listadas na bolsa de valores são um bom exemplo de Emissores.

Através de diversos mecanismos oferecidos pelo mercado financeiro os Emissores buscam o dinheiro dos investidores, para financiar seus projetos e o seu crescimento.

Os investidores, como o próprio nome já sugere, são aqueles que de certa forma ajudam, seja emprestando dinheiro aos emissores ou tomadores ou até mesmo adquirindo participação societária na Emissora. 

Investidores podem ser pessoas físicas, como eu e você, que investem seus recursos em Bancos e Corretoras. Investidores também podem ser os Fundos de Investimentos (que é uma comunhão de cotistas, com os mesmos interesses e objetivos ao investir), ou podem ser também Empresas, que investindo buscam multiplicar ou diversificar o seu patrimônio.

Por fim, temos os Intermediários Financeiros, que são aqueles que fazem a intermediação entre emissores e investidores. São eles que fazem a ponte entre os agentes que possuem dinheiro e os que precisam dele. As Corretoras de Valores e os Bancos Comerciais são ótimos exemplos de Intermediários Financeiros.

Instituições de regulamentação e fiscalização do Mercado Financeiro


Existem, também, algumas Instituições que ajudam a regulamentar e fiscalizar o Mercado Financeiro, o Banco Central, por exemplo, é uma das principais destas Instituições.

O BACEN é o principal órgão executivo do Sistema Financeiro e cumpre importantes papéis em nossa economia, como o de fiscalizar o Mercado Financeiro, formular e executar as políticas monetárias e cambiais, controlar o crédito e emitir papel-moeda.

Outra instituição importante, é a Comissão de Valores Mobiliários, a CVM. Ela é responsável por fiscalizar o mercado de valores mobiliários, o que inclui vários produtos financeiros que conhecemos bem, como Ações, Debêntures e Fundos de Investimentos. A CVM é como se fosse o BACEN do Mercado Mobiliário.

Por fim, temos o Conselho Monetário Nacional, que é o órgão máximo do nosso mercado financeiro. O CMN é responsável por normatizar o mercado, ele fixa as diretrizes e normas da Política Cambial, Monetária e de Crédito.

Produtos Financeiros


Agora, vamos entender um pouquinho sobre o que são os produtos financeiros? Produtos Financeiros são os ativos que são comprados e vendidos dentro desse ambiente. São os diversos nomes que frequentemente escutamos por aí, como sendo as opções para o nosso dinheiro ser investido, como por exemplo, Títulos Públicos, Ações, Fundos Imobiliários, CDBs, debêntures, fundos de investimento e muito mais. Em próximas postagens e vídeos falarei sobre cada um deles.

Classificações do Mercado Financeiro


O Mercado Financeiro é dividido em quatro classificações: Mercado de Crédito, Mercado de Câmbio, Mercado Monetário e Mercado de Capitais. 

O Mercado de Crédito trabalha com a concessão de crédito de curto, médio e longo prazo, para pessoas físicas e jurídicas, seja para consumo ou para capital de giro. É o segmento onde as Instituições Financeiras captam recursos de investidores, via de regra a juros mais baixos, e os emprestam a pessoas físicas ou jurídicas, via de regra a juros um pouco mais elevados. 

No Mercado de Câmbio ocorrem as trocas de moedas de diferentes países por moeda nacional. Troca de Dolar por Real, por exemplo. 

Já no Mercado Monetário é onde ocorrem as operações de transferências de recursos a curtíssimo prazo, geralmente com prazo de um dia, como as operações realizadas entre as próprias Instituições Financeiras (no chamado Mercado Interbancário) ou mesmo entre as instituições e o Banco Central (BC). Ele tem como principal objetivo o controle da liquidez da economia e o controle de pagamentos.

Por fim, temos o Mercado de Capitais, que é aquele que está mais perto dos investidores e está diretamente relacionado a distribuição de Valores Mobiliários. É nesse Mercado que estão as Bolsas de Valores, as Corretoras e outras Instituições que conectam os investidores com os mais variados produtos financeiros.

Considerações finais


Bom, essa foi uma explicação bem básica e introdutória sobre os principais pontos que envolvem o Mercado Financeiro. É lógico que não pude abordar aqui todos os assuntos e com a profundidade que o tema requer, pois, desta forma, o conteúdo ficaria muito extenso, mas tenho certeza que já foi possível te passar uma breve noção de como funciona esse ambiente. 

Mas, Mileide, faltou você falar da SUSEP, da PREVIC, da ANBIMA... Calma pessoal, o Mercado Financeiro envolve muitos produtos, serviços e agentes, e é por isso que iniciei esta série no Canal e no Blog. 

Para que você não perca os próximos vídeos e postagens desta série, onde vou falar detalhadamente sobre cada produto e sobre as Instituições que interagem neste Mercado, se inscreva no canal Código do Crescimento no Youtube e ative as notificações.

Vídeo no Youtube:

Antes de encerrar, quero dar uma super dica pra você que gostaria ou que precisa aprender mais sobre esse assunto, que é uma dica de livro. Assim sendo, recomendo a leitura do Livro Mercado Financeiro, do Eduardo Fortuna. 

É um verdadeiro manual sobre produtos e serviços financeiros, muito bom para quem quer ou precisa se aprofundar neste assunto. Vou deixar o link aqui em baixo para que você conheça este livro: 


Um forte abraço!