Ticker

6/recent/ticker-posts

Outubro Rosa - Doações de Cabelos para pacientes com câncer! Como fazer e Como doar!

Estamos no final do mês de outubro, e, neste décimo mês do calendário gregoriano, há uma famosa campanha chamada de "Outubro Rosa", que é uma campanha de conscientização que tem por objetivo alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.


Pegando o gancho do Outubro Rosa, gostaria de falar um pouquinho com vocês sobre doações de cabelos. Eu já fiz duas doações de cabelos e pretendo doar meus cabelos mais vezes. Minha primeira doação de cabelos foi em junho de 2014 (doei para a ONG Cabelegria) e minha segunda doação de cabelos foi em Abril de 2016 (doei para o Hospital Infantil Joana de Gusmão). Veja as fotos:

doação de cabelo

doando os cabelos

Todos sabemos que muitos pacientes com câncer são submetidos a tratamentos agressivos, como a quimioterapia e a radioterapia, sendo que a maioria dos quimioterápicos atuais tem como efeito colateral a queda dos cabelos. Além de todos efeitos colaterais (físicos) dos tratamentos, há também os efeitos psicológicos, sendo que muitos pacientes sofrem por conta das mudanças em suas aparências físicas que ocorrem durante os tratamentos oncológicos.  Muitos pacientes, sejam crianças, adolescentes ou adultos, tem uma grande melhora na aparência, e, consequentemente na autoestima, ao usarem lindas perucas, e, como é cediço, uma boa autoestima é coadjuvante na recuperação da saúde.

Portanto, se você está pensando em cortar os cabelos ou, se simplesmente está pensando em fazer o bem, doe cabelos, pois seus cabelos serão usados para confecções de perucas, que serão doadas para pacientes oncológicos (principalmente)!

Para doar cabelos é simples. Cabelos (podem ser naturais ou com química) que rendam mechas com mais de 10 centímetros já podem ser doados (algumas instituições só recebem mechas com mais de 15 centímetros, outras só recebem mechas com mais de 20 centímetros - se informe). Com os cabelos devidamente limpos e secos, vá até um cabeleireiro e o avise que pretende doar o cabelo (será necessário um elástico firme, para prender a mecha que será cortada).  Após cortar a mecha que pretende doar (com o elástico prendendo o cabelo, o cabeleireiro fará o corte alguns centímetros para cima do elástico, e a mecha continuará presa no elástico), e, estando a mecha bem seca (para evitar mofos), embale-a em um saco plástico e, caso você more longe de alguma instituição que colete doações de cabelos, faça o envio pelos Correios. 

Segue abaixo uma lista de instituições que recebem doações de cabelos:



Bahia: ONG Fios de Esperança http://www.fiosdeesperanca.com.br/

Espírito Santo: Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer do Hospital Santa Rita de Cássia http://www.afecc.org.br/ 

Mato Grosso: Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso http://www.aaccmt.org.br/imprensa/noticia.asp?id=494

Minas Gerais: Instituto Mário Penna https://www.mariopenna.org.br/ 


Pará: ONG dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente Motor - ORVAM http://www.orvam.org.br/

Rio de Janeiro: Banco de Perucas Laço Rosa http://www.fundacaolacorosa.com/

Rio Grande do Sul: ONG Cabelaço https://www.facebook.com/cabelacors/ 

São Paulo:  ONG Cabelegria  http://www.cabelegria.org/ , ONG Rapunzel Solidária  https://www.rapunzelsolidaria.org.br/como-doar/  e ONG Tesoura Sem Ponta http://www.tesourasemponta.com/

Santa Catarina Banco de Perucas do Hospital Infantil Joana Gusmão http://www.hijg.saude.sc.gov.br/ 

Postar um comentário

0 Comentários