Os brasileiros que se interessarem no Renda Brasil (programa social do governo que dará lugar ao Bolsa Família e utilizará a base de dados do Auxílio Emergencial) devem desde já saber que o Renda Brasil utilizará a base de dados dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). É através do CadÚnico que o governo conseguirá identificar e caracterizar as famílias de baixa renda.



Através do CadÚnico é possível identificar quais famílias brasileiras necessitam de ajuda, pois assim se conhece a realidade de cada família e é possível ofertar os principais programas sociais do governo a estas famílias. 

Como se cadastrar no RENDA BRASIL?
Como se cadastrar no RENDA BRASIL?
O cadastro contém as principais informações de cada membro da família, como escolaridade, trabalho, renda e características da residência. Com o Renda Brasil o Governo Federal promete um programa mais amplo que o Bolsa Família, que consiga ajudar inúmeros brasileiros que hoje ainda não possuem acesso a programas sociais, mas que se enquadram nos principais programas.


A ideia inicial do Renda Brasil é unificar quatro programas sociais: o Bolsa Família, o Seguro-defeso, o Abono salarial e o Salário-família. É bom esclarecer que o Bolsa Família não vai simplesmente acabar, na realidade ele só será substituído pelo Renda Brasil, não sendo necessárias novas inscrições ou exigências, pois os beneficiários inscritos no programa apenas migrarão para o Renda Brasil.

A ideia da unificação dos programas sociais é aumentar os recursos pagos e ampliar a sua distribuição. Permitindo assim, um aumento no valor do benefício que de acordo com o informado pelo governo deverá ficar entre R$ 250 e R$ 300.

Outro ponto extremamente importante é o número de pessoas que podem ser assistidas pelo Renda Brasil. A estimativa é que o novo programa possa atingir até 40 milhões de cidadãos brasileiros.

Um ponto que eu desejo deixar claro aqui, é de ainda não existem regras para receber os pagamentos do novo programa, até porque, ele ainda não saiu do papel. O que já está certo, é que para participar do novo programa, será necessário estar inscrito no CadÚnico, além da inscrição no Bolsa Família.

Se você deseja se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), procure um Centro de Referência de Assistência Social (um CRAS próximo de você). Lá, você será orientado sobre como proceder, e em alguns casos, o próprio CRAS poderá fazer o cadastro.

Nesse caso, um membro da família se responsabilizará em repassar todas as informações e documentos necessários para o entrevistador. Somente pessoas acima de 16 anos, de preferência do sexo feminino, podem ir ao CRAS para fazer os procedimentos.

Toda pessoa inscrita no Cadastro Único, deve fazer uma atualização de seus dados a cada dois anos. Quem deixa de fazer a atualização, corre o risco de ter seu benefício suspenso em caso de inconsistências cadastrais. Devem sempre ser atualizados, endereço (se houver mudança), emprego ou renda.

Se você deseja saber mais sobre este assunto, acompanhe o site da Caixa Econômica Federal, que é responsável pela manutenção do cadastro, e o do Ministério da Cidadania, que é responsável pela gestão das informações.

Abaixo segue link para o vídeo que postei no Canal Código do Crescimento
https://www.youtube.com/watch?v=_qZZtGNg03s

Aproveite para seguir o Canal Código do Crescimento no Youtube, pois, assim, você ficará por dentro das novidades:
https://www.youtube.com/channel/UC7sjdoydnWeTrhLxe52MLBA/featured?sub_confirmation=1