Ticker

6/recent/ticker-posts

Como criar e manter um orçamento, se livrar das dívidas financeiras e poupar dinheiro !!!

Como criar e manter um orçamento, se livrar das dívidas financeiras e poupar (guardar dinheiro)! 

O primeiro passo para evitar os problemas de dívidas financeiras é criar e manter um orçamento. Não se preocupe, pois não é tão difícil quanto parece.

Como criar e manter um orçamento, se livrar das dívidas financeiras e poupar dinheiro

Faça um Orçamento (planilha com as receitas e despesas)


Primeiro, crie uma lista de toda sua renda mensal e também uma lista de suas despesas mensais. Ao determinar a renda, liste todas as fontes, incluindo pensão alimentícia, trabalhos secundários, renda extra, etc. No cálculo das despesas, certifique-se de incluir moradia, alimentação, transporte, serviços públicos, entretenimento, etc. Para obter um reflexo preciso das despesas reais, sente-se cada noite e anote as despesas que teve no dia (guarde os recibos e notas, para poder fazer isto). Determine se sua renda cobre todas as suas despesas. Se a resposta for não, algumas despesas precisam ser reduzidas.

Ajustar despesas.


Se houver uma pequena discrepância, pode significar reduzir algumas despesas menores, como entretenimento, idas a restaurantes,  passeios, plano de telefone celular, etc. Se o déficit for maior, pode ser necessário mudar de veículo (para um mais econômico) ou até mesmo de imóvel, para um mais barato (caso pague aluguel). Se a sua renda cobrir todas as suas despesas e ficar no limite, você ainda deve reduzir parte do "excesso de gordura" de seus hábitos. Isso pode liberar dinheiro extra para coisas como férias ou fundos ( para custear a faculdade dos seus filhos ou emergências, por exemplo).

Uma coisa que não deve ser negligenciada é o fundo de emergência. Um fundo de emergência garante que haja uma quantidade adequada disponível para cobrir eventos imprevistos (emergência de carro, saúde, etc.), caso ocorra. Isso eliminará a necessidade de usar crédito, o que pode acabar  rapidamente com seu orçamento.

Existem várias vantagens em manter um orçamento. Em primeiro lugar, a maioria das pessoas estabelecem metas financeiras que gostariam de alcançar no futuro. Às vezes, esta meta pode ser uma viagem, um carro novo ou uma educação universitária. Um orçamento pode ajudar as pessoas a economizar dinheiro, para tornar estas metas realidade. Muitas pessoas tem seus orçamentos esmagados por pesados gastos, e, sem um padrão disciplinado de gastos, é praticamente impossível avançar muito na redução das dívidas. Um orçamento pessoal fornecerá a estrutura necessária para começar a a reduzir as dívidas.

Se executado adequadamente, um orçamento permitirá que uma pessoa cumpra suas despesas, coloque dinheiro em poupança ou em algum investimento e pague dívidas pendentes. Portanto, é do interesse de qualquer pessoa criar e implementar um orçamento.

Reduzir os gastos


No início, pode parecer difícil limitar os gastos e manter um orçamento, no entanto, existem algumas mudanças práticas que você pode fazer todos os dias e que reduzirão seus gastos mais do que você imagina.

Em primeiro lugar, altere o comportamento com relação ao cartão de crédito e cheque especial. Comece a pagar em dinheiro sempre que possível. Evitar o cartão de crédito ajudará você a não fazer compras desnecessárias (você não comprará se não tiver todo o dinheiro disponível para pagamento à vista). Se você decidir fazer uma compra com cartão de crédito, esteja preparado para pagar o saldo mensalmente. Se você evitar o cartão e o cheque especial, certamente economizará muito dinheiro, evitando taxas de juros. Além disso, encontre um cartão que não cobre anuidade.

Outra dica é fazer o seu próprio almoço todos os dias (leve marmita). Levar seu próprio almoço para o trabalho pode  trazer uma economia de vários reais todos os dias, o que aumentará com o tempo.

Além disso, verifique quais dívidas é possível refinanciar com juros mais baixos. As vezes é possível fazer uma boa economia simplesmente refinanciando determinadas dívidas utilizando juros mais baixos (verifique as melhores propostas das Instituições Financeiras). 

Comece a poupar!


Então, você está cheio de contas a pagar todos os meses e está se perguntando como pode começar a poupar para ter um fundo de emergências e um dinheiro guardado para outras coisas (como viajar com a família, por exemplo). Em outras palavras, onde você pode encontrar esse dinheiro que poderia ser  utilizado no futuro?

Em primeiro lugar, ao configurar seu orçamento, antes de qualquer coisa planeje o que vai poupar.. Você ficará um pouquinho mais rico a cada mês se começar a guardar um pouco de dinheiro ao receber o seu salário, antes de enfrentar os gastos mensais.  Antes de pagar as contas, decida sobre uma quantia que você guardará, talvez cinco ou dez por cento - ou o que você decidir - da tua remuneração mensal. Em seguida, deposite o valor em uma conta poupança antes de pagar as contas.

Quando você faz isso no início do mês, todo o teu salário não escorrega subitamente pelos dedos. Se você esperar até o final do mês, pode não haver mais nada para poupar. Poupar primeiro lhe dará uma maneira sistemática de fazer seu dinheiro crescer. Independentemente da sua profissão ou renda, este sistema funcionará, se você o colocar em prática.

Outra técnica que você pode tentar para economizar dinheiro, é guardar seu troco (notas de 5 reais, de 2 reais e moedas) em uma lata de café ou em uma jarra, todos os dias. No final do mês, pegue e coloque na sua conta poupança. Você poderá economizar um bom dinheiro apenas com esta atitude. 

Lembre-se de que um bom gerenciamento do dinheiro é mais do que apenas uma fórmula matemática. Está intimamente ligado aos altos e baixos da vida. Seu plano de gerenciamento do dinheiro está sempre sujeito a alterações se alguma situação da sua vida mudar. O objetivo de um bom orçamento é fazer o seu dinheiro ir mais longe, para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, e as vezes é necessário fazer ajustes no orçamento.

Não desanime se o plano de orçamento não funcionar perfeitamente no início. Possivelmente deverá  ter algumas revisões e alterações até que o orçamento atenda às suas necessidades. Verifique o orçamento com frequência e certifique-se de que você está fazendo o melhor uso possível de cada centavo! 

Evite gastar com  armadilhas!


Com todas as vantagens evidentes do orçamento pessoal, não é de admirar que mais e mais pessoas confiem neles para reduzir dívidas e aumentar suas economias. No entanto, todos os 'orçadores' precisam ter cuidado para evitar algumas armadilhas comuns que lhes aparecem com frequência.

Os cartões de crédito podem parecer pequenos pedaços de plástico, no entanto, podem causar muitos problemas para os proprietários. É comum as pessoas fazerem compras imprudentes, o que teriam evitado se não tivessem o cartão de crédito na carteira. A melhor solução para muitas pessoas é simplesmente livrar-se dos cartões de crédito e começar a pagar apenas em dinheiro, cheque ou cartão de débito. Convém manter um cartão à mão para emergências, mas provavelmente é melhor mantê-lo fora do alcance e longe da carteira (guardar numa caixa, por exemplo).

Outro problema com o orçamento é a impaciência. Por mais que se tenham metas financeiras definidas, muitas pessoas não têm paciência para concluir um programa de economia. Por exemplo, um indivíduo começa a reservar dinheiro para um carro novo; no entanto, depois de alguns meses ele se sente atraído a comprar o carro dos seus sonhos. Em vez de esperar, ele faz a compra. Isso pode representar sérias dificuldades financeiras. A disciplina é essencial para evitar que a impaciência interrompa seu orçamento.

Uma vez que uma pessoa faz um orçamento, geralmente deixa de ajustá-lo quando necessário. Um orçamento é criado usando um conjunto de despesas e valores de receita que podem sofrer alterações. Como esses números mudam, é importante que o orçamento mude para refletir os ajustes. Pode haver alguns déficits importantes se isso não for feito de maneira apropriada e rápida.

Finalmente, muitas pessoas consideram o transporte e as acomodações para as férias em seu orçamento, no entanto, subestimam o dinheiro necessário para alimentação, entretenimento e gastos. Lembre-se de que  em quase todos os Hotéis a alimentação geralmente é bem mais cara do que você normalmente pagaria. Seja realista, sempre.

Com um pouco de planejamento, você estará economizando mais dinheiro do que jamais imaginou ser possível!

Busque alternativas para economizar!


Uma das maneiras mais óbvias e fáceis de economizar dinheiro extra é alterando algumas das maneiras como você usa produtos e itens em sua vida cotidiana. A chave é fazer pequenas alterações. 

Um dos vilões do consumo de energia elétrica é o chuveiro. Diminua o tempo no chuveiro. Você pode colocar um timer (e programar para desligar em 3 minutos, por exemplo), cronometrar ou simplesmente pode se molhar inteiro, desligar para se ensaboar e depois ligar o chuveiro só para enxaguar (reduzindo drasticamente o tempo de chuveiro ligado e o consumo). Para funcionar, toda a família tem que entrar neste jogo da economia. Você pode economizar energia utilizando a máquina de lavar roupas o mínimo possível (utilizar a máquina de lavar roupa somente quando tiver bastante roupa suja, no nível máximo, ao invés de utilizar várias vezes no nível mínimo ou médio). As lâmpadas de LED são mais econômicas que as Fluorescentes, por isto, se for possível, troque-as. Não deixe equipamentos ligados à tomada quando estão sem uso, em stand-by (TVs, por exemplo), pois em stand-by eles também consomem. Desligue computadores e notebooks quando não estiver utilizando. No que diz respeito ao transporte, planeje suas atividades e rotas, para não dar voltas desnecessárias. Evite comer em restaurantes e as entregas de comida, prefira fazer suas próprias comidas. Faça pesquisa de preços em Mercados e Atacadões e compre onde estiver mais barato, mesmo que a compra seja fracionada, em dois ou três lugares. Não compre coisas desnecessárias e, no que for possível,  troque produtos de marcas famosas (geralmente mais caros) por produtos similares (de marcas menos conhecidas) e mais baratos. 

Verifique o que é desnecessário ou com pouco uso no lar e corte (telefone fixo, tv por assinatura, etc). 

Essas são algumas pequenas alterações que, somadas, podem colocar algum dinheiro extra no seu bolso ao longo do ano. Certamente você encontrará outras formas de economizar. 

Fazendo um orçamento e cuidando dele, certamente você conseguirá se livrar das dívidas e logo poderá conquistar grandes sonhos financeiros. Agora é com você...

Dica Extra: 


Se você gosta de economizar na hora de comprar, baixe agora mesmo o aplicativo Economiza Play (as melhores lojas do Brasil estão neste App, que está bem avaliado pelos usuários e  oferece as melhores promoções, ofertas e cupons de descontos para você economizar nas compras online): 

Se gostou das dicas, siga o Canal Código do Crescimento no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7sjdoydnWeTrhLxe52MLBA/featured?sub_confirmation=1

Sugestão de outros Artigos do blog relacionados:

Postar um comentário

0 Comentários