O que é um Personal Banker? O que faz um Personal Banker membro da Franq Openbank? - Blog Mileide Weber

O que é um Personal Banker? O que faz um Personal Banker membro da Franq Openbank?

Publicado em segunda-feira, maio 10, 2021

Embora a profissão de "Personal Banker" já seja conhecida no exterior há um bom tempo, no Brasil, esta profissão é recente, ou seja, na nossa terrinha, pouco se ouve falar (na data de hoje) sobre esta profissão, de "Personal Banker". 

Mas, afinal, o que é e o que faz um Personal Banker?


Personal Banker, no Brasil, nada mais é do que um Profissional Bancário Autônomo, sem vínculo empregatício com alguma Instituição Financeira. Por aqui, pode-se dizer que este termo começou a ficar conhecido por causa da Franq Openbank (para saber mais sobre a Franq, leia nossa outra postagem: https://www.mileideweber.com/2021/05/franq-openbank-o-que-e.html ), que inovou no Mercado Financeiro brasileiro, fazendo parceria com ex bancários (Os Personal Bankers não são empregados da Franq, não há vinculo trabalhista, ou seja, são apenas parceiros da Franq), que passaram a Ser Personal Bankers e a oferecer, de forma autônoma, produtos e serviços de diversas Instituições Financeiras, Seguradoras e Fintechs, mediante comissionamento. 

A profissão do bancário está em transformação, e, a Profissão de Personal Banker, em breve terá um grande salto quantitativo no Brasil, notadamente em razão da implantação do open banking e da expansão das fintechs.

O Personal Banker deve ter conhecimento do setor bancário e dos diferentes produtos e serviços financeiros oferecidos. Para poder ser Membro da Franq, por exemplo, é necessário ter, no mínimo, 5 anos de experiência como bancário, além de outros requisitos (passar na entrevista, ter boa conduta, gostar de vendas, etc). São profissionais que trabalharam por vários anos e que já deixaram (são ex- bancários) grandes Instituições Bancárias. Possuem uma grande capacidade, conhecimento de produtos e serviços financeiros, e, geralmente, possuem certificação. São anos de carreira, experiência e competência à disposição do cliente.

O Personal Banker é responsável por construir um relacionamento de longo prazo com os clientes, para melhor atender às necessidades financeiras específicas de cada um deles.

O Personal Banker também pode ser chamado de agente de vendas de produtos, títulos ou serviços financeiros. Estes profissionais devem estar familiarizados com as técnicas de marketing e vendas, ou seja, devem prospectar clientes e manter bom relacionamento com eles.

O Personal Banker é como se fosse um corretor (de seguros, de imóveis), ou seja, ele prospecta o cliente e o encaminha para alguma Instituição Financeira, Seguradora ou Fintech, de acordo com o perfil e a necessidade do cliente, e, assim como um corretor, o Personal Banker ganha uma comissão (paga pelo Banco, Seguradora ou Fintech), quando algum negócio (financiamento, empréstimo, consórcio, seguro, etc) é fechado entre o cliente e a Instituição.

O Personal Banker, entre outras, tem as seguintes atribuições: *Prospectar clientes; *Ajudar seus clientes a abrirem, gerenciarem e otimizarem suas contas bancárias e outros produtos; *Ajudar o cliente a decidir pelo melhor produto ou serviço; *Fornecer consultoria para clientes sobre os serviços e produtos financeiros disponíveis; *Esclarecer as dúvidas dos clientes; *Encaminhar seus clientes para especialistas, em caso de necessidades especializadas.

Um Personal Banker membro da Franq, como é o meu caso, tem liberdade para trabalhar sem vínculo com instituições financeiras, sem horários determinados, sem chefe e com ganhos por vendas (comissionamento). Para quem gosta de vendas, os ganhos financeiros nesta profissão podem ser bastante satisfatórios. A Franq já conta, na data de hoje, com mais de 1000 Personal Bankers parceiros. 

Um ponto bastante positivo para os clientes, ao serem assessorados por um Personal Banker, é a independência, a franqueza, a transparência, a ausência de conflito de interesses, pois o Personal Banker pode fazer indicações independentes, sem vínculo com qualquer Instituição Bancária (este profissional pode ajudar o cliente na escolha do melhor produto ou serviço, com as melhores condições, juros e taxas), ou seja, o Personal Banker pode ajudar seus clientes a tomarem decisões financeiras mais acertadas. Em suma, o Personal Banker trabalha para o cliente, não para um Banco (o que pode ser muito melhor para a vida financeira do cliente), ou seja, a ideia do cliente centrismo está muito presente nesta proposta. 

Outra coisa legal, ao ser assessorado por um Personal Banker, é a versatilidade, ou seja, o cliente pode escolher a melhor forma de atendimento, como o horário e o lugar (digital ou atendimento presencial).

Com relação ao quesito Segurança, é importante destacar que o Personal Banker não pede senhas ou dados privados, e, além disto, ele mantêm suas informações em completo sigilo. Como o Personal Banker é uma espécie de corretor, toda a negociação e todos os dados financeiros do cliente ficam sob a tutela da Instituição (Banco, Seguradora, Fintech, etc), ou seja, quem aprova o crédito ou não e quem solicita documentos, por exemplo, é diretamente a Instituição Financeira contratada pelo cliente. O Personal Banker prospecta, trás o cliente, e, a Franq, plataforma segura que utilizamos (sem nenhuma reclamação no Reclame Aqui até o momento), faz o papel tecnológico de conectar o cliente aos Bancos, Seguradoras e Fintechs.

No meu caso, atuo por cerca de 15 anos no Mercado de Produtos e Serviços Financeiros (Varejo Bancário). Iniciei minha carreira no BESC (Banco do Estado de Santa Catarina), onde atuei como Caixa e depois como Coordenadora. No Banco do Brasil, que incorporou o BESC, atuei como Assistente de Negócios, Gerente Personalizado, Gerente de Relacionamento Exclusivo Digital e, por fim, como Gerente de Posto Avançado de Atendimento. Após solicitar meu desligamento do Banco do Brasil, passei a atuar como Personal Banker (membro da Franq). Sou Contadora (CRC-SC 042984) , Administradora (CRA-SC 22617), Pós Graduada em Administração Estratégica, Pós Graduada em Auditoria, Controladoria e Finanças (FGV) e sou Sócia-Fundadora da Empresa Yangoo Assessoria, sediada em Itapema SC. Também sou Discente de Graduação em Gestão da TI e de Pós Graduação em Marketing, Criatividade e Inovação. Possuo formação em Coaching e Mentoring e sou Digital Marketer. Para conhecer meu currículo, visite meu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mileideweberfrancelino/

Escolhi ser Personal Banker e membro da Franq Openbank para poder oferecer, aos meus clientes, o que há de melhor em Produtos e Serviços Financeiros (a Franq é uma Fintech que trabalha com um amplo e diversificado portfólio, possibilitando a oferta de Produtos e Serviços de mais de 30 Instituições Financeiras). Na Franq, o cliente tem acesso às melhores taxas e aos melhores produtos e serviços financeiros do Mercado, tudo isso de forma prática e segura, com muita franqueza, liberdade, qualidade e agilidade. Como Personal Banker, meus clientes podem contar com minha experiência e com minha consultoria especializa gratuitamente.

Se você gostou da ideia de ter um Personal Banker, clique no meu link abaixo, faça o seu cadastro, simule, envie a proposta e contrate os produtos e serviços financeiros desejados (Empréstimos, Consórcios, Seguros, Aberturas de Contas PF e/ou PJ, Cartão de Crédito, Investimentos, Crédito Consignado, Financiamento de Imóveis e Veículos, Antecipação de Recebíveis, etc). Conte com minha experiência, assessoria e consultoria especializada gratuitamente. Na página abaixo, tem o meu contato empresarial, que também é whatsapp, caso você necessite tirar dúvidas:

https://loja.franq.com.br/pb/mileide-francelino/

(Neste link, ao enviar alguma proposta de Financiamento, Empréstimo, Consórcio, etc, você estará apenas simulando em Diversas Instituições Financeiras e ainda não estará contratando - com o Banco, Seguradora ou Fintech).
O que é um Personal Banker? O que faz um Personal Banker membro da Franq Openbank?

Nosso site Empresarial: https://www.yangoo.com.br/ (Contabilidade Digital, Assessoria Empresarial e Personal Banker - com sede em Meia Praia, Itapema SC - Atendimento Digital para  todo o Brasil) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@mileideweber