Sempre que a gente pensa no FGTS, logo vem a cabeça uma reserva financeira que poderia ser utilizada no futuro, quer fosse para aposentadoria ou na hora de comprar um imóvel, por exemplo. Mas com o anúncio feito pelo Governo que possibilita o saque de parte do saldo acumulado, muitas pessoas têm se perguntado: “será que vale mesmo a pena antecipar?” 

Bom, hoje vamos ver se realmente vale a pena sacar. A resposta pra esta pergunta é, depende. Depende do teu momento financeiro e da realidade que você está vivendo neste momento. E, para que fique fácil de você entender, eu trouxe aqui algumas possibilidades. Primeiro, porém, vou atualizar você sobre o panorama atual da realidade do mercado financeiro, que irá nos servir como base para as rentabilidades que falaremos. 

Empréstimo para antecipar o Saque Aniversário do FGTS. Vale mesmo a pena?
Empréstimo para antecipar o Saque Aniversário do FGTS. Vale mesmo a pena?

A Selic encontra-se hoje no patamar de 2% a.a. e o CDI tende a ficar muito próximo disso. Já a rentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é de 3% a.a. mais TR, taxa referencial, que atualmente está zerada. Os rendimentos advindos do FGTS são isentos de imposto de renda, assim como acontece com a poupança. Desta forma, olhando somente pelo prisma da rentabilidade, os números acabam falando por si e teríamos a resposta de que não vale a pena sacar o valor que atualmente está no FGTS. 

Entretanto, o saldo deste fundo tem uma particularidade: baixíssima liquidez. Isso significa que o dinheiro não pode ser sacado ou resgatado a qualquer momento, somente em casos bem específicos, como sabemos. Atualmente, além da possibilidade de receber parte do valor do FGTS por demissão sem justa causa pelo empregador, término do contrato por prazo determinado, aposentadoria, dentre outros motivos, há também a opção pelo saque-aniversário, que permite a retirada de parte do saldo a cada ano, a depender do valor que se tenha no fundo e o saque emergencial, no valor de até R$ 1.045,00 que podem ser retirados, conforme cronograma divulgado pela Caixa, até o final de 2020. 

Na tríade de investimentos: rentabilidade, liquidez e segurança, é possível verificar que, atualmente, apesar de apresentar rentabilidade e segurança, os valores no FGTS não possuem liquidez. Assim, caso você esteja precisando do dinheiro para recompor sua reserva de emergência, que é aquela reserva financeira com liquidez, ou mesmo para começar a ter uma, a orientação é que realize o saque e tenha o dinheiro à sua disposição, lembrando sempre que o foco desta reserva é ter o dinheiro disponível no momento em que uma emergência acontecer, não é para sair gastando com o que der na telha. 

Outro cenário no qual pode ser interessante o saque do valor do FGTS é se você tem dívidas, as quais paga juros mais elevados que a rentabilidade obtida no fundo de garantia. Neste caso, a orientação é realizar o saque para quitar ou reduzir parte da dívida. E se por  acaso você não possui dívidas, já possui sua reserva de emergências e deseja partir para outras opções de investimento, respeitando, claro, seu perfil de investidor, o saque também pode ser uma ótima oportunidade, visando aplicar os recursos em investimentos um pouco mais arriscados. 

Já, se você acredita que a Selic se mantenha em patamares mais baixos nos próximos anos; se possui planos de quitar ou quem sabe iniciar um financiamento imobiliário; ou se você tem dificuldades para guardar dinheiro e, sempre que possui alguma reserva financeira, acaba gastando; manter o valor do FGTS como está é o mais indicado, pois você dificilmente encontrará opções de baixo risco que paguem a rentabilidade hoje encontrada no FGTS. 

E aí, já decidiu o que fará com o FGTS? Bom, se você deseja obter o Empréstimo Antecipação do Saque Aniversário FGTS, eu e minha equipe podemos te ajudar. 

Leia as outras postagens que fiz sobre este assunto:




Convido você a assistir ao vídeo lá do Canal Código do Crescimento

Vídeo sobre Antecipação do FGTS, no Canal da Yangoo:
https://www.youtube.com/watch?v=Hc38DJpsghQ

Aproveito para te convidar a seguir o Canal Código do Crescimento, no Youtube, para que você acompanhe todos os novos conteúdos do Canal:
https://www.youtube.com/channel/UC7sjdoydnWeTrhLxe52MLBA/featured?sub_confirmation=1